José Paulo Ferro, Alcobaça, Portugal, 1955
Frequentou a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa tendo feito o Bacharelato em Design e a Licenciatura em Artes Plásticas/ Pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Foi aluno e monitor do Instituto Português de Fotografia e foi professor de Artes Visuais nos ensinos básico e secundário. Expõe coletivamente desde 1975 e individualmente desde 1980.
«…Sendo mais observador do que criador, mais contemplativo que experimentalista, emociono-me com a beleza do que me rodeia e de como a luz, ou a sua falta, a revela. O meu trabalho é uma tentativa de abstração gráfica a partir de coisas vistas e uma necessidade de partilhar com os outros a beleza que encontro e o trabalho que me salva(?) e dá sentido à minha vida. Louise Bourgeois dizia que “art is a guaranty of sanity”, não posso estar mais de acordo. O meu trabalho é uma grande luta entre claro e escuro e entre as gradações e os efeitos que conseguimos extrair dos materiais, mas também é um grande prazer sentir a discreta untuosidade da grafite, tão diferente da aspereza do carvão; é uma luta permanente que nos traz muitas compensações. …»
He attended the Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (Lisbon School of Fine Arts) where he did a Bachelor's degree in Design and a Licentiate's degree in Fine Arts/Painting. He was a student and monitor at the Portuguese Institute of Photography and taught Visual Arts in primary and secondary schools. He has exhibited collectively since 1975 and individually since 1980.
"...Being more of an observer than a creator, more of a contemplative than an experimentalist, I am moved by the beauty of my surroundings and how light, or the lack of it, reveals it. My work is an attempt at graphic abstraction from things seen and a need to share with others the beauty I find and the work that saves me(?) and gives meaning to my life. Louise Bourgeois said that "art is a guaranty of sanity", and I couldn't agree more. My work is a great struggle between light and dark and between the gradations and effects we can extract from the materials, but it's also a great pleasure to feel the discreet unctuousness of graphite, so different from the roughness of charcoal; it's a permanent struggle that brings us many rewards. ..."