Endereço
Rua, nº, Cidade
País, CEP
Entre em contato
555-555-5555
meuemail@provedor.com
Siga-nos

Tchelo


Breves encadeamentos solúveis

Tchelo, artista visual brasileiro, apresenta na Trema uma exposição inédita constituída por instalações, desenhos e objectos. Entre os diversos materiais e medias que o artista trabalha está o carvão, presente não só como um elemento que possibilita marcar um desenho mas como matéria integrante e protagonista nas suas obras.

O artista fabrica o seu próprio carvão ao queimar peças de madeira que escolhe. Transforma fragmentos, por acção da combustão, de procedimentos pré-definidos e de jogos autopropostos, em formas dinâmicas que podem ser vistas como metáforas da vida humana e da natureza.

Nas séries Atmos e Grumos o artista serve-se de esferas de madeira carbonizadas que, por meio do deslocamento e fricção sobre a superfície branca do papel, deixam rastros, marcas, desenhos frágeis que guardam a memória do deslocamento da matéria.

A linha, elemento simples e presente em todas as formas naturais, em Quedas, desenhada com pó de carvão numa acção imprecisa, produz uma progressiva ondulação onde a matéria orgânica se aglomera. Já na série Linhas de Construção, a justaposição de linhas em tinta-da-china, tinta que contém partículas de carvão na composição, resulta em uma massa linear que pode ser vista como uma paisagem marítima. Em Jogadas, dados imersos em tinta são arremessados repetidamente, deixando linhas/rastros fluidos desde o início da sua trajectória até ao seu repouso sobre o papel.

O pó de carvão que, por meio da açcão da gravidade, desenha água. Dados que deixam vestígios líquidos do seu curso. É entre a dicotomia do fogo e da água, a fluidez dos movimentos, forma e matéria dos objectos que o artista sugere possíveis maneiras de percebermos o mundo à nossa volta.


Share by: