Endereço
Rua, nº, Cidade
País, CEP
Entre em contato
555-555-5555
meuemail@provedor.com
Siga-nos

O circulo perfeito

 

O círculo perfeito  é o título desta exposição que reúne uma coleção de objetos cujo denominador comum é a composição circular, muito utilizada nos meus trabalhos ao longo do meu percurso artístico.

É uma homenagem à mais elementar e primordial das formas. A figura fechada do círculo representa a perfeição, a homogeneidade, o fechado, o intransponível e a proteção, constitui a expressão mais universal do ser único. Os círculos evocam eternidade, totalidade, comunidade e unidade. É talvez das figuras mais simples que o ser humano observa desde o início de sua existência, através do astro-rei e da lua, e hipnotizou toda uma geração de jovens artistas durante a revolução russa, como Alexander Rodchenko inspirado por outro pintor de círculos, Malevich. É também das formas mais analisadas em geometria, a sua perfeição e simplicidade fizeram dela um símbolo representativo da divindade, do infinito e da intimidade. Todas estas características determinaram o círculo um dos esquemas composicionais mais recorrentes no mundo da Arte.

Estas composições geométricas, sem nenhuma referência figurativa, realizadas a partir de círculos de cores diferentes, centrados harmoniosamente no espaço, às veces aparecem como um círculo-unidade ou como dois ou mais círculos que se tocam e se sobrepõem formando tangentes ou secantes (experimento como novidade os quatro círculos que se cruzam formando uma composição em forma de flor).

A técnica que utilizo é a do papel rasgado, o meu processo de eleição. Construo a superfície sobre a tela, sobreponho as tiras de papel, previamente rasgadas que fixo em linhas paralelas. O resultado é um trabalho com uma textura visual vibrante que muda aos olhos do observador, de acordo com o zênite da incidência da luz na superfície da pintura.

Quando ao conceito a minha obra segue a linha de trabalho anterior que se afasta do mimetismo da natureza e adquire as suas próprias leis internas que a tornam autónoma e defende o seu valor estético por si mesma, não por referência a ideias ou objetos pré-concebidos.

FERNANDO DAZA 2021

The perfect circle


The perfect circle is the title of this exhibition, which brings together a collection of objects whose common denominator is the circular composition, which has been used extensively in my work throughout my artistic career.

It's a tribute to the most elemental and primordial of shapes. The closed figure of the circle represents perfection, homogeneity, the closed, the insurmountable and protection, and is the most universal expression of the single being. Circles evoke eternity, totality, community and unity. It is perhaps one of the simplest figures that human beings have observed since the beginning of their existence, through the king star and the moon, and it mesmerised a whole generation of young artists during the Russian revolution, such as Alexander Rodchenko inspired by another painter of circles, Malevich. It is also one of the most analysed shapes in geometry, its perfection and simplicity making it a representative symbol of divinity, infinity and intimacy. All these characteristics have made the circle one of the most recurrent compositional schemes in the art world.

These geometric compositions, without any figurative reference, are made from circles of different colours, harmoniously centred in space, sometimes appearing as a single circle or as two or more circles that touch and overlap, forming tangents or secants (I'm experimenting with four circles that intersect to form a flower-shaped composition).

The technique I use is torn paper, my favourite process. I build up the surface on the canvas, overlapping previously torn strips of paper that I fix in parallel lines. The result is a work with a vibrant visual texture that changes in the eyes of the beholder according to the zenith of the incidence of light on the surface of the painting.

In terms of concept, my work follows the line of previous work that moves away from mimicking nature and acquires its own internal laws that make it autonomous and defends its aesthetic value by itself, not by reference to preconceived ideas or objects.

FERNANDO DAZA 2021

Share by: